Direito de Família na Mídia
Número de órfãos cresce por causa do vício em drogas
14/05/2012 Fonte: Diário de Cuiabá
Uma situação tem ocorrido com mais freqüência nos últimos anos e preocupado tanto quem trabalha na Casa Abrigo quanto os assistentes sociais de Rondonópolis. É a quantidade de bebês que têm sido abandonados na Santa Casa de Misericórdia, hospital público da cidade, onde está localizada a maternidade, porque as mães são usuárias de drogas. Dinamar conta que nos últimos meses três nenês chegaram à Casa Abrigo na mesma situação.
A coordenadora do Conselho Tutelar da Região I de Rondonópolis, Lucilene Teixeira, diz que atualmente são muitos dependentes químicos na cidade e que as mulheres não fazem nenhum controle de natalidade, justamente porque usam drogas e muitas vezes nem sabem o que estão fazendo. "Muitas delas engravidam, dão à luz e logo em seguida engravidam novamente", disse.
Segundo Lucilene, assim que as mães têm os bebês, elas permanecem por um período no hospital para se recuperarem corretamente e, no caso das dependentes, para a desintoxicação. No entanto, é comum essas mães fugirem, porque são usuárias e ficam descontroladas. As assistentes sociais da Santa Casa, logo que identificam esse tipo de caso - que é tido como abandono de incapaz - ligam para o Conselho Tutelar, que então entra em contato com familiares para tentar inserir essa criança na família biológica.
Leia matéria completa.